Jovem constrói câmera instantânea que imprime GIFs animados usando Raspberry Pi Zero W e elementos de impressora 3D

E ainda documentou todo o processo de construção e “abriu o código”

Postado por Ricardo Ferreira Costa em 11 de setembro de 2017

Hadware

Instagif é uma câmera , do tipo Polaroid, que imprime GIFs animados instantaneamente. Ideia do Abhishek Singh, a câmera captura a foto, “registra” num GIF e instantaneamente “imprime” num pequeno cartucho.

Vídeo no YouTuBe mostrando a “câmera em ação”

“Eu construí uma câmera que ‘registra’ um GIF e ‘imprime’ um pequeno cartucho para que você possa segurar uma foto em movimento na sua mão!”, comenta Abhishek Singh (criador do projeto). “Eu estou chamando isso de ‘Instagif NextStep‘. Não me pergunte por que o construí, soou como um desafio divertido e sempre quis manter uma foto em movimento. Se não fosse óbvio, fiquei inspirado pelo modelo Polaroid OneStep“, complementa.

O que é mais impressionante é que a maioria dos componentes foi feita a partir de impressora 3D e componentes básicos. É uma combinação de hardware, software (Debian “Jessie Lite”), modelagem 3D, impressão em 3D, design de circuitos, engenharia mecânica/elétrica, design de produto e fabricação 🙂

Basicamente, Singh projetou a câmera modelando tudo em 3D. No interior do cartucho estão uma tela, carregador, Raspberry Pi Zero W, bateria e interruptor de energia. O corpo da própria câmera foi impresso em 3D em um estúdio na cidade de Nova York. As peças foram lixadas, pintadas e detalhadas depois para dar à câmera uma aparência ao modelo Polaroid OneStep.

Assim, depois de ligar a câmera e pressionar o obturador, um GIF de 3 segundos é gravado pela câmera e transmitido sem fio para o cartucho através de uma rede ad-hoc Wi-Fi. A câmera então expulsa o cartucho e envia um sinal para o cartucho para começar a exibir o GIF.

Por fim, Singh documentou todo o processo complexo de construção e abriu seus projetos e código para caso queira tentar criar sua própria câmera 🙂

LINKS

Documentação Completa
Github

Via | PetaPixel

Ricardo Ferreira Costa

Ricardo Ferreira Costa

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira Costa

Recomendo que leia:

Desenvolvedores do Fedora planejam suspender suporte a plataforma 32 bits
Librem 5 - crowdfunding para criar o primeiro smartphone totalmente livre




  • Matheus Barbosa

    <3