IBM libera código da sua JVM J9 como alternativa ao JVM OpenJDK da Oracle

O projeto agora tornou-se um projeto da Fundação Eclipse sob o nome OpenJ9

Postado por Ricardo Ferreira Costa em 18 de setembro de 2017

Software Livre

A comunidade, agora, possui uma implementação alternativa ao Java Virtual Machine (JVM) OpenJDK da Oracle, que foi bem testada em cargas de trabalho e hardware da empresa IBM.

Contudo, ao contrário do que parece, o Eclipse OpenJ9 é uma Máquina Virtual Java (JVM) (mecanismo que executa aplicativos Java) e não uma JDK (Java Development Kit). Portanto, não é uma alternativa “completa” ao OpenJDK, que é um kit de desenvolvimento completo que contém outros componentes, como as bibliotecas de classes Java, bem como uma JVM.

Em resumo, o OpenJ9 é uma alternativa JVM que você pode incluir como parte de um binário OpenJDK – Via Faq Eclipse OpenJ9.

Eclipse OpenJ9

O OpenJ9 é uma JVM desenvolvida pela IBM e a Fundação Eclipse. Antes J9, o projeto agora tornou-se um projeto da Fundação Eclipse sob o nome OpenJ9.

A IBM está comprometida publicamente com a inovação na comunidade de desenvolvimento de código aberto. Contribuir com a máquina virtual J9, que tem sido o núcleo do IBM SDK, Java Technology Edition há muitos anos, demonstra esse compromisso. A JVM OpenJ9 é baseada em componentes de tecnologia básica do projeto Eclipse OMR, que foi contribuído pela IBM para a Fundação Eclipse em 2016.

Em um cenário prático, de acordo com o site oficial, o OpenJ9 otimiza seu aplicativo Java sem precisar de um conjunto complicado de opções de linha de comando. Por exemplo, se o seu aplicativo tiver uma pilha extremamente grande, você poderá escolher uma política de garbage collection diferente para melhorar o gerenciamento de memória. Alternativamente, você poderá explorar recursos de hardware específicos, como uma unidade de processamento de gráficos (GPU).

Assim, o “cenário ideal” seria criar o OpenJDK com o Eclipse OpenJ9. Esta máquina virtual escalável e de alto desempenho é o núcleo de muitos produtos de software corporativo da IBM, por isso tem um excelente know-how. O objetivo a longo prazo, do projeto Eclipse OpenJ9, é promover um ecossistema aberto de desenvolvedores JVM que possam colaborar e inovar com designers e desenvolvedores de plataformas de hardware, sistemas operacionais, ferramentas e estruturas.

Para saber mais sobre ajustes do OpenJ9 para o ambiente de tempo de execução da sua aplicação, leia a documentação do usuário existente no IBM Knowledge Center.

LINKS

Site Oficial: https://www.eclipse.org/openj9/index.html
GitHub: https://github.com/eclipse/openj9
OpenJDK com o Eclipse OpenJ9: https://adoptopenjdk.net/releases.html?variant=openjdk9-openj9

Via | Slashdot

Ricardo Ferreira Costa

Ricardo Ferreira Costa

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira Costa

Recomendo que leia:

Ring 1.0 - software de comunicação open source recebe sua primeira versão estável
Portal com vídeos de palestras sobre Software Livre de diversos eventos no Brasil é lançado
Mozilla lança ferramenta de compartilhamento de arquivos privados com expiração em 24 horas
Linus Torvalds deseja que propensos crackers colaborem no desenvolvimento do Linux ao invés de atacá...