Mozilla lança ferramenta de compartilhamento de arquivos privados com expiração em 24 horas

Envie arquivos por meio de um link seguro, privado e criptografado que expira automaticamente.

Postado por Ricardo Ferreira Costa em 3 de agosto de 2017

Software Livre

A Mozilla acaba de lançar o Firefox Send – um novo serviço que permite enviar e compartilhar arquivos grandes com segurança.

Você pode enviar arquivos de até 2GB (recomendação 1GB) de tamanho por meio de um link seguro, privado e criptografado que expira automaticamente – em 24h ou depois de baixado uma vez (o que ocorrer primeiro). O arquivo é excluído.

O arquivo é criptografado antes de ser enviado para um servidor remoto. Os servidores do Mozilla armazenam o nome e o tamanho do arquivo, mas não acessam seu conteúdo.

Firefox Send

O Firefox Send faz parte do programa Firefox Test Pilot, que permite aos usuários ‘testarem’ recursos experimentais antes de serem integrados ao navegador. Experiências passadas incluíram “Tab snoozing” ao navegador, posteriormente.

Diferente de outros experimentos do Test Pilot, que são transformados em complemento para o navegador Firefox no futuro, o Firefox Send não será uma extensão e funcionará em qualquer navegador da Web 🙂

Mesmo ainda sendo um ‘experimento’, você pode testá-lo AQUI.

Privacidade

Quando usa o Firefox Send você recebe uma cópia encriptada do arquivo que você enviou e informações básicas sobre o arquivo, como nome e tamanho do arquivo. A Mozilla não tem a capacidade de acessar o conteúdo dos seus arquivos encriptados, e mantém somente pelo número de vezes de download indicados.

Para possibilitar que você veja o estado dos seus arquivos enviados, ou excluí-los, informações básicas sobre arquivos enviados são armazenados no seu dispositivo local, como o identificador de arquivo do Send, o nome do arquivo e o link único gerado para baixar o arquivo. Isso é apagado se você excluir o arquivo enviado ou ao visitar Send depois do arquivo expirar.

Qualquer pessoa que você provê o link (incluindo a chave de encriptação) para seu arquivo encriptado terá possibilidade de baixar e acessar aquele arquivo. Você não deve prover o link para quem você não quer que tenha acesso ao seu arquivo.

Você pode saber mais sobre a privacidade de seus dados no Firefox ⁨Send⁩ aqui.

Links

Firefox Send
GitHub Firefox Send

Via | TechRadar

Ricardo Ferreira Costa

Ricardo Ferreira Costa

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira Costa

Recomendo que leia:

Let’s Encrypt supera os 100 milhões de certificados emitidos e se prepara para oferecer wildcards
Librem 5 - crowdfunding para criar o primeiro smartphone totalmente livre
IBM libera código da sua JVM J9 como alternativa ao JVM OpenJDK da Oracle
Linus Torvalds deseja que propensos crackers colaborem no desenvolvimento do Linux ao invés de atacá...