Microsoft anuncia WSL para Windows Server

Windows Server Insider Preview Build 16215+

Postado por Ricardo Ferreira Costa em 15 de agosto de 2017

Microsoft

O Windows Subsystem for Linux (WSL) está disponível nas builds do Programa Windows Insider do Windows Server. Agora, desenvolvedores e administradores podem executar ferramentas Linux juntamente com as ferramentas Windows.

Assim, além de versões do Windows 10, o WSL está sendo testado em versões do Windows Server (Windows Server Insider Preview Build 16257).

Em resumo, o WSL executa nativos os binários Linux (ELF64) não modificados. Com o suporte do WSL ao Windows Server, você pode executar os scripts node.js, Ruby, Python, Perl, Bash ou outras ferramentas de ambientes Linux. Veja mais sobre o WSL AQUI.

WSL no Windows Server

De acordo com a Microsoft, o objetivo é que ele seja um ótimo lugar para os desenvolvedores que precisam de ferramentas disponíveis no Linux.

Anteriormente, era preciso executar algo como Cygwin para tal feito. O Cygwin é um excelente conjunto de ferramentas, mas ele pode causar problemas ao usar ferramentas que não foram portadas para o Windows.

Outro modo era usar o Linux em uma máquina virtual. Contudo, se você precisa de ferramentas de linha de comando Linux integradas com o sistema Windows, uma máquina virtual será complicada. Eles não são ideais para coisas intimamente ligadas ao host do Windows Server.

Diante disso, o WSL ganha seu valor. Com as adições de contêineres WSL e Linux com o isolamento do Hyper-V, o Windows Server oferece uma grande variedade de opções de Linux que o tornam um ótimo lugar e plataforma para desenvolvedores modernos, complementa Sarah Cooley.

Mas, é importante saber…

O WSL não é um servidor Linux! Você pode executar ferramentas como MySQL, PostgreSQL, sshd, etc., através de um shell interativo, mas atualmente não pode utilizar o WSL para executar serviços Linux, daemons, jobs, etc. persistentes, como tarefas em segundo plano.

Veja mais sobre isso AQUI.

Mais sobre

Announcing Windows Server Insider Preview Build 16257
Installation Guide

Ricardo Ferreira Costa

Ricardo Ferreira Costa

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira Costa