Mageia 6 – nova versão é liberada após 2 anos depois de seu último lançamento

Fork do Mandriva, a Mageia é desenvolvida de forma comunitária

Postado por Ricardo Ferreira Costa em 16 de julho de 2017

Distribuições

A última versão estável do projeto Mageia (Mageia 6) está sendo liberada depois de dois anos após seu último lançamento estável. Embora o desenvolvimento, desta versão, esteja atípico, um dos membros da comunidade afirma que foi feito de tudo para esta versão viesse como a mais estável e segura, comparada as versões anteriores.

KDE Plasma 5

Entre suas principais novidades, o Mageia 6 vem com a versão atual LTS (suporte a longo prazo) do ambiente desktop KDE, Plasma 5.8. O ambiente de trabalho acompanha o KDE Applications 16.12 e o KDE Frameworks 5.32 (KF5).

O KDE 4 como ambiente de trabalho não está mais disponível no Mageia 6, pois está obsoleto e não pode ser mantido em paralelo ao sucessor Plasma 5.

DNF 2

O DNF (Dandified Yum) – um fork do próprio YUM tem foco principal resolver alguns problemas do seu antecessor – foi introduzido como uma alternativa ao gerenciador de pacotes urpmi, no caso do Mageia 6.

Ao oferecer o DNF como uma alternativa para urpmi, o Mageia 6 traz as vantagens de incluir suporte para o AppStream Plasma Discover e o Software GNOME. Além disso, apoia o Fedora COPR e o openSUSE Build Service – ambos desenvolvedores de pacotes para o DNF. Isto deve facilitar instalação de pacotes de terceiros hospedadas nesses servidores.

Esta versão do DNF vem com relatórios de problemas aprimorados, rastreamento avançado de dependências fracas, suporte para dependências ricas e informações de transações mais detalhadas durante a execução de ações.

Highlights

– LTS Linux 4.9
– systemd 230
– X.org 1.19
– KDE plasma 5,8 LTS
– GNOME 3.24
– Cinnamon 3.2
– MATE 1.18
– Xfce 4.12
– LXQt 0.11
– LibreOffice 5.3
– Firefox 52 ESR
– Chromium 57

Por fim, o Mageia 6 será suportada com atualizações de segurança e correção de erros durante 18 meses, até 16 de janeiro de 2019.

Mais informações sobre essa nova versão, consulte AQUI. Além disso, consulte o Blog Mageia Brasil e Fórum Mageia Brasil.

Sobre o Mageia

O Mageia é um sistema operacional GNU/Linux, fork do antigo Mandriva – descontinuada em 2015, ela foi uma das maiores distribuições Linux que nasceu da “fusão” entre o antigo Mandrake Linux e a brasileira Conectiva.

É um projeto comunitário apoiado pela organização Mageia.Org sem fins lucrativos. O Mageia é desenvolvido por e para a sua comunidade de usuários, e é adequado para todos os tipos de usuários, desde usuários de GNU/Linux pela primeira vez até desenvolvedores avançados ou administradores de sistemas -via Wiki Oficial.

O trabalho é voluntário, colaborativo e comunitário e a distro se mantém através de doações – consulte lista de doadores. Você pode participar também acessando os fóruns (ver fórum Mageia do Brasil), listas de email em português e vários outros idiomas e encontre um jeito seu de colaborar na edição, tradução e manutenção desta distro comunitária.

Via | Blog Mageia | Release Notes

Ricardo Ferreira Costa

Ricardo Ferreira Costa

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira Costa

Recomendo que leia:

Desenvolvedores do Fedora planejam suspender suporte a plataforma 32 bits
openSUSE Leap 42.3 disponível - Confira as novidades
Kali Linux oferece ebook gratuito para dominar de vez sua plataforma
Debian está avaliando continuar produzindo imagens Debian Live no futuro ou não