Debian 9.1 Stretch é liberada oficialmente juntamente com a Debian 8.9 Jessie

Primeira e nona atualização das séries, respectivamente

Postado por Ricardo Ferreira Costa em 24 de julho de 2017

Distribuições

A comunidade Debian anunciou sexta (22) a disponibilidade da primeira “point release” (menor versão de um software que tem como objetivo corrigir bugs anteriores) do Debian 9 “Stretch” e, juntamente com o que parece ser a última atualização de manutenção, da nona série de atualizações do Debian 8 “Jessie”.

Estas versões (“point releases“) adicionam correções para problemas de segurança, juntamente com alguns ajustes para problemas mais críticos (bugs). Entretanto, estes lançamentos NÃO constituem uma nova versão do Debian 9 e Debian 8, respectivamente. Apenas atualizam alguns dos pacotes existente.

Assim, não há a necessidade de remover o sistema já instalado. Tendo o Debian 9 ou Debian 8 na máquina, você pode atualizar os pacotes para as versões mais atuais usando um “mirror” Debian atualizado.

Para os que precisam baixar ISOs, aviso que as imagens de instalação e Live ISO do Debian 9.1 “Stretch” e Debian 8.9 “Jessie” já estão disponíveis para download.

Debian 9.1

O Debian 9 “Stretch” foi lançado há um mês, em 17 de junho de 2017 – com suporte prolongando (LTS) de 5 anos. Agora, recebeu sua primeira “point release“.

Em números, o lançamento do Debian 9.1 “Stretch” contém um total de 26 atualizações de segurança e 54 correções de erros em comparação com as imagens Debian 9.0.

Debian 8.9

Com lançamento em abril de 2015, a Debian 8 “Jessie” vem recebendo, de lá pra cá diversas atualizações de versões. Agora, esta é a nona, e possivelmente, a última point release da série.

Entretanto, por ser também uma versão LTS, a “Jessie” possui suporte prolongado (LTS) até maio de 2020 – somente correções críticas de segurança e atualizações de software – e atualizações de versões até maio de 2018.

Em números, a atualização de manutenção do Debian 8.9 “Jessie” vem com pelo menos 68 correções de segurança e 53 correções de erros diversos. Além disso, remove 8 pacotes em comparação com a versão anterior (Debian 8.8), que foi lançada há 2 meses e meio – em 6 de maio de 2017.

Via | Debian News 1 | Debian News 2 | Linux Softpedia

Mais sobre o Debian

Debian 9 “Stretch” – Atualização de uma das maiores distribuições Linux é divulgada. Confira novidades
Debian 7 Wheezy agora é LTS – suporte de segurança estendido até maio de 2018

Ricardo Ferreira Costa

Ricardo Ferreira Costa

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira Costa

Recomendo que leia:

Desenvolvedores do Fedora planejam suspender suporte a plataforma 32 bits
Repositório de pacotes do Yunit está disponível no Ubuntu 16.04 LTS
Kali Linux oferece ebook gratuito para dominar de vez sua plataforma
Em 2017, Linux supera a marca dos 3% do mercado de desktops